Como evitar a inadimplência na sua consultoria de medicina do trabalho em 5 passos

Como evitar a inadimplência na sua consultoria de medicina do trabalho em 5 passos

O assunto é delicado: como evitar a inadimplência? Em se tratando de consultorias de medicina do trabalho, isso também acontece. Saiba o que fazer em 5 passos!

Você já se perguntou: como evitar a inadimplência na minha consultoria de medicina do trabalho? Com essas ou usando outras palavras, que não gostamos nem de mencioná-las, a verdade é que a falta de pagamento pelos seus serviços prestados é algo que incomoda profundamente, não é?

Esse problema, considerado até mesmo um descontrole nas contas, pode comprometer a saúde financeira do seu negócio. Além disso, novos investimentos ficam ameaçados e manter a sua empresa de consultoria no mesmo patamar torna-se mais difícil à medida que o tempo passa e as contas a receber seguem sem solução.

A seguir, você vai aprender a evitar a inadimplência na sua consultoria de medicina do trabalho em 5 passos. Leia todo o conteúdo, é importante!

1. Manter o controle de contas a pagar e a receber sempre bem atualizado

O blog já falou sobre fluxo de caixa em outro conteúdo. E sabe por que estamos falando dessa ferramenta outra vez? Justamente porque ela tem tudo a ver com o controle de contas a pagar e receber. Sem um controle eficiente das contas, você não tem como saber todos os valores em dinheiro que entram, saem ou que estão em aberto em virtude de mal pagadores.

Se você já esqueceu de uma conta a receber e, quando viu a pessoa na rua ou nas redes sociais, ficou em dúvida quanto a uma possível dívida, é sinal de que não existe um controle efetivo dessa situação. E olha que hoje existem softwares e sistemas que facilitam bastante para evitar a inadimplência.

2. Ser rígido com os contratos de serviço fechados

O contrato é feito para ser cumprido, certo? Para evitar surpresas desagradáveis, ter contratos bem claros é uma segurança que a sua empresa de consultoria não pode abrir mão. Se certificar de que tudo está estabelecido no contrato e de que forma ele será executado, é a medida certa para garantir os seus direitos. Como evitar a inadimplência se você não tem nada assinado?

Como as consultorias de medicina do trabalho costumam atender, em sua maioria empresas, fica até mais fácil tratar do assunto com um contrato em mãos. Os dois lados envolvidos só tem a ganhar.

3. Ter a base de dados dos clientes sempre atualizada

Qual é o endereço do seu cliente? Nos registros da sua empresa de consultoria, ele é considerado um bom pagador ou costuma complicar? Tudo isso é possível de se analisar quando você possui um sistema eficiente de armazenamento de dados. Na dúvida, é só consultar o histórico que está à sua disposição. É muito mais tranquilo do que ter poucas informações de quem parece não estar a fim de pagar a conta.

Como evitar a inadimplência se não se sabe nem mesmo para quem você está vendendo os seus serviços? Tenha sempre o maior número de informações em seu sistema.

4. Ter um sistema de cobrança claro, flexibilidade e segurança nos formatos de pagamentos oferecidos aos clientes empresas

Um sistema automatizado de cobrança, feito através de um software de gestão é bem interessante para a sua empresa de consultoria de medicina e segurança do trabalho. A ferramenta permite fazer o cadastro completo, oferecendo maior agilidade ao acesso das informações da empresa que é cliente e também dos colaboradores que passam pelos procedimentos. Além disso, com um software adequado, o controle das guias de procedimentos e débitos da empresa que é sua cliente ficam armazenados.

Há softwares no mercado capazes de reconhecer até mesmo a autenticidade do CNPJ da empresa que contratou os seus serviços. Desta forma, se a empresa é uma boa pagadora e tem o “nome limpo na praça”, pode-se flexibilizar o pagamento com segurança.

5. Manter comunicação constante com o seu cliente 

É fundamental ter uma comunicação com os clientes (empresas) durante o período contratado. Estabelecer um padrão para isso também é importante. Seja por e-mail, aplicativos de mensagens, ligações ou outra forma de comunicação, manter contato para um atendimento personalizado e também para fins de como evitar a inadimplência é uma ótima medida.

O monitoramento que um software de gestão para empresas de consultoria de medicina do trabalho oportuniza faz com que essa comunicação seja feita nas datas mais apropriadas. Por exemplo, se o recebimento previsto para o dia 05 não aconteceu e já passamos da metade do mês, o sistema acusa e os seus canais de comunicação entram em ação.

 

Como evitar a inadimplência não é uma tarefa tão simples, mas com os passos que você acabou de ler, a situação fica bem melhor. Sem eles, pode ter certeza de que o recebimento de contas fica mais complicado. Adote-os!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta