Custos altos em consultorias de medicina e segurança do trabalho? Como otimizar melhor os recursos

Custos altos em consultorias de medicina e segurança do trabalho? Como otimizar melhor os recursos

Os custos da clínica de medicina e segurança do trabalho andam mais altos? Pode ser que os gestores nem saibam quanto estão gastando. Aprenda o que fazer!

Não tem como fugir disto: consultoria de medicina e segurança do trabalho também tem custos, assim como qualquer outra empresa. A questão por aqui é como diminuir esses custos. É possível? Claro que é! Seguir pelos caminhos que você vai ler neste conteúdo é uma medida efetiva para alcançar o objetivo.

Listamos, depois de pesquisar bastante sobre o assunto, os itens que os colaboradores e gestores de uma consultoria de medicina e segurança do trabalho podem adotar a partir do momento que decidirem mudar a realidade de seus custos altos. Continue lendo!

Organizar o fluxo de caixa

Seja sincero (a), você sabe quanto a sua consultoria de medicina está faturando? Ela está gerando lucros ou chega a trabalhar “no vermelho” em alguns meses? Organizar o fluxo de caixa é o primeiro passo para resolver os custos altos. Por meio dele é possível registrar e acessar todas as movimentações financeiras de forma diária, semanal ou mensal.

Ao adotar o fluxo de caixa, você saberá direitinho os valores em dinheiro que entram em função de contratos com empresas e as consultas dos funcionários delas. Também ficar por dentro das despesas, como contas de luz, água, condomínio, aluguel, salários, limpeza, entre outras. Com as informações disponíveis, é possível desenvolver um gráfico para identificar a diferença de entradas e saídas — existem muitas coisas que geram custos altos que podem lhe surpreender neste momento.

Contas pessoais e da consultoria de medicina e segurança do trabalho bem divididas

Essa é uma prática tão comum quanto prejudicial ao negócio: misturar contas pessoais e da consultoria de medicina é “furo” na certa! Mesmo que você tente controlar o que é de um caixa e de outro, vai chegar o momento em que haverá confusão nos valores. Se não há informação exata do faturamento e dos custos com o empreendimento e nem dos gastos da vida pessoal, fica bem complicado.

Avaliar e manter a estrutura em dia

Qual foi a última vez que você fez uma avaliação da estrutura da sua consultoria de medicina e segurança do trabalho? Como os colaboradores e gestores estão praticamente todos os dias no local, algumas coisas podem passar batidas. Os olhos que se acostumaram com o lugar, nem sempre conseguem notar que a estrutura precisa de reparos, atualização na decoração ou mesmo de materiais mais modernos.

Lembre-se de que todas as pessoas envolvidas no processo de atendimento, que compreende desde a empresa e seus funcionários até os colaboradores e médicos, precisam estar à vontade. Não é somente a primeira impressão que fica marcada na memória, mas todas elas.

Otimizar os colaboradores e suas funções

Os gestores precisam conhecer a sua equipe e otimizar as funções de acordo com a capacidade e especialização de cada um. Se o funcionário A é simpático e gosta de lidar com pessoas, mas o B, que prefere funções administrativas, está na recepção, o negócio não vai funcionar como deveria. Por outro lado, pessoas certas nos lugares certos trabalham e rendem mais.

No caso de uma consultoria de medicina pequena, o mesmo funcionário pode ser o responsável pelo atendimento no local e por telefone e pelos aplicativos de mensagens. Desta forma, o gestor está otimizando tempo e dinheiro. O cuidado fica apenas para que não aconteça a sobrecarga de trabalho.

Ter um software de gestão financeira

A gestão financeira de uma consultoria de medicina fica bem mais simples se você tem um software que ofereça esta função. A tecnologia, assim como em outras áreas, é uma grande aliada na organização de processos e questões financeiras do setor de saúde. Com ele, os custos que você nem registrava, estarão salvos e contabilizados no final do mês. Pode ser que você também se surpreenda com a soma daquelas “contas” que você nem lembrava.

Com um software de qualidade, ao final de cada período, você terá em mãos o DRE – Demonstrativo de Resultados, com as informações financeiras que precisa. É um investimento que vai lhe mostrar a real situação financeira da sua consultoria de medicina e segurança do trabalho, sem omitir nenhum dado.

 

Antes de encerrar, faça uma pergunta a si mesmo: na consultoria de medicina e segurança do trabalho em que sou funcionário ou proprietário, nós seguimos a maioria destes passos? Sim ou não, agora você aprendeu bem como fazer.

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta