A importância de manter um histórico completo do paciente para a clínica médica

A importância de manter um histórico completo do paciente para a clínica médica

Além do prontuário, existem outras informações fundamentais sobre o histórico do paciente que a sua clínica médica precisa saber.

Na era da informação, que vivemos atualmente, é difícil admitir que uma clínica médica não tenha o histórico completo do paciente, concorda? Não estamos falando somente do prontuário, mas de informações que possibilitam a fidelização de clientes.

Para se ter uma ideia, entre as empresas que mais lucram no mundo, o Google e o Facebook são ótimos exemplos de que manter dados de clientes e usá-los de maneira assertiva é uma medida fantástica.

Quanto mais informações levantarmos de um paciente, maiores são as chances de descobrirmos as suas necessidades e oferecer soluções. Não se trata de invasão, mas de ter dados precisos para o melhor serviço.

Vamos saber mais sobre os benefícios? Continue lendo!

Agilidade e aproximação com o cliente/paciente

Em um mercado altamente competitivo, o cliente — no caso, o paciente — está cada vez mais exigente! Com o aumento das opções para se escolher uma clínica médica, toda vantagem que você oferecer soma pontos.

Por ter um histórico completo dos pacientes, além de agilizar as consultas, exames, laudos e o prontuário, a clínica médica abre a possibilidade de uma maior aproximação. Ao prescrever um medicamento, por exemplo, ter o histórico de todas as prescrições anteriores ajuda o médico a definir o melhor tratamento para o momento.

Conhecer as preferências do paciente, também pode ajudar. Sabendo que o paciente prefere marcar as suas consultas pela manhã, antes das 9 horas, ele ficará muito satisfeito (e surpreso) quando você mostrar que sabe disso. “Bom dia, sabemos que você prefere a sua consulta na parte da manhã, antes das 9 horas. Temos uma agenda às 9 horas de quarta-feira, gostaria de alterar o seu horário para este de sua preferência?“.

P.S.: Da mesma forma, alertas de confirmação de consultas ou de revisões periódicas também podem ser agendados e enviados automaticamente.

Histórico a favor da prevenção

A cada nova consulta, o médico estreita a sua relação com o paciente, certo? Por meio do histórico completo, isso acontece antes e o atendimento se torna mais humanizado.

Como o médico tem o acompanhamento cronológico do paciente, o histórico de doenças familiares ajudará a antecipar possíveis doenças congênitas ou o agravamento do quadro. O médico cruza os dados e chega a uma conclusão.

A relação mais estreita entre médico e paciente também ajuda na eficiência dos tratamentos prescritos. A confiança no profissional só aumenta e serve de estímulo para o paciente seguir o tratamento à risca.

Divulgação espontânea da clínica médica

Se o paciente é bem atendido, pode ter certeza de que ele vai indicar a clínica ou o médico que lhe atendeu. Caso contrário, ele não volta e ainda fala mal para os amigos e possivelmente nas redes sociais.

Aproveite, sempre que for pertinente, para conversar com os pacientes ou realizar pesquisas sobre como anda o atendimento e os serviços prestados na clínica médica. O feedback faz os gestores pensarem em tudo que está indo bem ou que pode melhorar.

 

Manter o histórico completo do paciente traz uma série de vantagens para a clínica médica e o próprio paciente. Como você leu, a tecnologia está aí para ajudar bastante neste trabalho. Siga em frente!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta