Dificuldade da gestão de multi especialidades? Como otimizar a organização dessa área na clínica médica

Dificuldade da gestão de multi especialidades? Como otimizar a organização dessa área na clínica médica

Gerir uma clínica médica com multi especialidades, profissionais e processos não é fácil. Confira nossos insights e saiba como otimizar essa organização!

Uma clínica médica que possui apenas um médico já enfrenta inúmeros desafios, imagine agora como não deve ser em clínicas de multi especialidades. Toda demanda que existe é algumas vezes maior: volume de tarefas, gestão da agenda, transtornos com pacientes, consultas desmarcadas, emergências e mais uma série de imprevistos que nós sabemos que acontecem.

É por isso que para gerir multi especialidades e profissionais em uma clínica médica, é fundamental contar com a ajuda de algumas estratégias e ferramentas. Se o seu desafio é descobrir como fazer uma gestão mais assertiva e coerente com a sua clínica, nós listamos abaixo 4 insights para melhorar seus processos. Confira!

Reduzir a burocracia

Quem gosta de burocracia ainda está para nascer, não é mesmo? E como a demanda burocrática é grande na clínica médica, há muitos documentos para preencher, como prontuários, histórico do paciente, exames, sem esquecer da rotina administrativa, isso acaba com qualquer evolução de processo.

Como é muito difícil que o médico se lembre de cada paciente, não existem possibilidades de deixar de fazer qualquer documento ligado ao paciente. Ainda mais para a clínica médica que se preocupa com um atendimento mais humanizado, as informações dos pacientes precisam estar organizadas e são fundamentais para entender a real necessidade de cada um.

É por isso que os processos burocráticos devem ser aprimorados com a ajuda da tecnologia, assim uma clínica médica precisa automatizar o que for possível para alcançar a redução desejada. Não deixe de ler o próximo item, ele vem de complemento a esse!

Ser adepto total à tecnologia

Além de utilizar equipamentos que auxiliam nas consultas, existem softwares de gestão que podem facilitar e muito o dia a dia da clínica médica. Como você viu no item anterior, a tecnologia é fundamental para reduzir a burocracia e ainda faz com que a clínica ganhe mais tempo e qualidade no atendimento.

Imagine que com a ajuda de um software que possui a agenda integrada você pode ligar avisando ao paciente da sua consulta, isso resolve o problema com falhas na agenda e faz com que ele não esqueça do seu agendamento. Essa ação simples é apenas um exemplo do quanto um sistema pode potencializar os resultados da sua clínica médica.

Gerir a clínica médica com integração

Já que é preciso cuidar do trabalho de vários profissionais, de multi especialidades, de várias planilhas, agendas e controle financeiro, por que não fazer tudo dentro de uma única plataforma? Praticamente todas as questões ligadas às multi especialidades podem ser administradas com apenas um software que seja voltado para as necessidades da clínica.

Um sistema especializado, é capaz de ter funções da agenda, financeiro e fiscal gerenciados com integração, sem que você precise usar muitas plataformas ou programas. Isso ajuda a clínica ter informações centralizadas e a gerir com eficiência muitos profissionais que demandam tarefas diferentes todos os dias.

Integrar a equipe

Todo negócio depende de pessoas que estejam engajadas para fazer acontecer. Com a sua clínica médica não é diferente, é muito importante que todos os profissionais tenham uma certa “sinergia”. Isso porque, embora muitas atividades sejam individuais, é preciso que toda equipe tenha conhecimento das atividades que todos fazem para poder contribuir com a resolução dos problemas e agilizar os atendimentos no dia a dia.

Além disso, uma equipe que trabalha alinhada, realmente veste a camisa da empresa e sabe para que levanta todos os dias e vai trabalhar, não apenas para realizar tarefas, mas sim porque tem um propósito maior que inclui a sua empresa.

Agora é com você!

Conseguiu avaliar quais são os pontos que a sua clínica médica pode evoluir? Os 4 principais parâmetros você já conhece, agora cabe a você colocar em prática!

Se você quer saber como melhorar ainda mais a performance da sua clínica, solicite uma Demonstração Grátis!

Atualização obrigatórioEmail (obrigatório)Site

Deixe uma resposta